As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

O tema em questão é frequentemente incluído em questões avaliadas em concursos públicos, provas de vestibulares ou outros testes de conhecimentos gerais. De maneira geral, basta o candidato identificar quais foram as Sete Maravilhas do Mundo… não importando se é capaz de descrever alguma delas.

Se buscarmos algumas informações sobre cada uma dessas Maravilhas, ficaremos surpresos por descobrir muitas novidades. Trata-se de uma lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a antiguidade clássica.

Das Sete Maravilhas do Mundo Antigo ainda resiste intacta uma delas: A Pirâmide de Quéops, construída há quase 5 mil anos.

São elas:

1)    Pirâmide de Quéops

2)    Jardins Suspensos da Babilônia

3)    Estátua de Zeus em Olímpia

4)    Templo de Artemis em Éfeso

5)    Mausoléu de Halicarnasso

6)    Colosso de Rodes

7)    Farol de Alexandria

Vamos destacar alguns dados significativos sobre cada uma delas:

- Pirâmide de Quéops ou Khufu: é a maior das 3 Pirâmides de Gizé. Possui 137,16m de altura, construída na margem esquerda do rio Nilo, no Egito. Foi construída como tumba real para o Faraó Quéops ou Khufu. As outras duas que formam o conjunto são: a Pirâmide de Quéfren (filho de Quéops) e a Pirâmide de Miquerinos (neto de Quéops). As Pirâmides são edificações grandiosas, em pedra, com base retangular e quatro lados triangulares.  A Pirâmide de Quéops foi construída por volta do ano 2550 a.C. – estima-se que 30.000 pessoas trabalharam nessas construções por mais de 20 anos.

- Jardins Suspensos da Babilônia: Segundo historiadores, o Rei Nabucodonosor, no século VI a.C., mandou construir os chamados Jardins Suspensos que consistiam em seis terraços suspensos, como se fossem andares, apoiados por colunas gigantes. As superfícies desses terraços foram adornadas por árvores frutíferas, flores, esculturas dos deuses, cascatas e outros adornos. Essa obra teria sido construída para satisfazer os desejos de Amitis, esposa do Rei. Os Jardins eram irrigados com água do Rio Eufrates que ficava próximo.

Os registros sobre os Jardins Suspensos que chegaram até nós, foram colhidos de anotações de historiadores da Grécia Antiga, pois, não existem provas concretas dessas construções. As ruínas da Babilônia ficam a 160 km de Bagdá, capital do Iraque.

Fonte: Google

 

- Estátua de Zeus em Olímpia – na cidade grega de Olímpia, o escultor ateniense Fídias, no século V a.C., esculpiu uma Estátua de Zeus (Júpiter para os Romanos). Zeus era considerado o Senhor do Olimpo, a morada das divindades. A Estátua de Zeus media de 12 a 15 metros de altura. Toda em marfim e ébano e os olhos de pedras preciosas. A Estátua representava Zeus sentado num trono e levava na mão direita a estatueta de Nike, deusa da Vitória e na esquerda, uma esfera sob a qual havia uma águia. Mais tarde a Estátua de Zeus foi transportada para Constantinopla, donde desapareceu, após ter sido retirado todo o material precioso: ouro, marfim, pedras preciosas. Isso ocorreu pela sucessão de guerras entre Esparta e Atenas. A cidade antiga de Olímpia ficava a 150 km de Atenas. Constantinopla, hoje é Istambul, na Turquia.

- Templo de Artemis em Éfeso – esse foio maior Templo do Mundo Antigo, construído em Éfeso, na Ásia Manor, no século VI a.C.  Artemis era considerada a deusa grega da caça e dos bosques que para os romanos era a deusa Diana.

O Templo possuía 127 colunas de mármore com 20 metros de altura, 138m de comprimento e 71m de largura. Nele foram colocadas muitas estátuas de ébano, ouro, prata, pedra preta e bronze.

O Templo foi destruído duzentos anos após sua construção por um grande incêndio, sendo mais tarde reconstruído por Alexandre III, da Macedônia.  No século III d.C. foi destruído por um ataque dos Godos. Hoje ainda existe uma das colunas. Em Londres, no Museu Britânico, existem algumas esculturas e objetos que pertenceram a esse Templo.

- Mausoléu de Halicarnasso – Foi uma tumba construída entre 353 e 350 a.C., em Halicarnasso (hoje Bodrum, na Turquia). Destinava-se ao Rei Mausolo do Império Persa. Sua irmã Artemisia era também sua esposa. Quando o Rei faleceu, Artemisia idealizou e mandou construir o Mausoléu. A construção demorou 10 anos, tendo 50 metros de altura, de forma retangular, perfazendo 1200m2. , sustentada por 36 colunas. Edificada em mármore e bronze, com revestimento em ouro. Em seu interior foram esculpidas diversas estátuas em pedra. O Mausoléu foi destruído por um terremoto, provavelmente entre os séculos XI e XV. Artemisia faleceu antes de ver e obra concluída. A palavra mausoléu persiste em nosso vocabulário e deriva do nome do Rei Mausolo.

- Colosso de Rodes – Uma estátua de Hélios (deus do Sol na mitologia grega) foi construída entre os anos 292 a.C e 280 a.C., com 30 metros de altura, pesando 70 toneladas, toda em bronze, pelo escultor Caris.  A estátua gigante apoiava-se com um pé em cada margem do canal que dava acesso ao porto, na ilha grega de Rodes, no mar Egeu. Assim, as embarcações que chegassem à ilha passavam sob as pernas da estátua. Na mão direita segurava um farol. Essa obra demorou 12 anos para ficar pronta e só permaneceu em pé por 55 anos. Em 226 a.C., um terremoto derrubou a estátua e não mais foi reconstruída.

Fonte: Google

 

- Farol de Alexandria – Na Ilha de Faros, em Alexandria, no Egito, no ano 280 a.C.,  foi construída uma Torre para servir como farol. Considerado o primeiro farol do mundo. Essa torre apresentava 150 metros de altura, toda em pedra, com revestimento em mármore branco, obra do arquiteto grego Sóstreto.  Em seu interior ardia uma chama que através de espelhos iluminava a uma distância de 50 quilômetros. No topo do Farol havia uma estátua de Poseidon – figura mitológica responsável pelos mares. Em 1375 de nossa era, um forte terremoto atingiu a Ilha de Faros e destruiu o Farol.

Conhecer as Maravilhas do Mundo Antigo nos leva a refletir sobre a Arte e o Belo.

- “Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.” – Frans Drajeberg

- “A Arte é a assinatura da Civilização.” – Beverly Sills

About these ads

Gostou? Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s